quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dica de Leitura II: Triologia Voraz

Confesso que antigamente tinha uma pontinha de vergonha quando me perguntavam "me diz algum livro bom pra eu ler?" e eu sempre indicava algum de Crepúsculo. Mas depois percebi que era besteira e que eu não estava sozinha no mundo, yeah!

Li todos os livros da série, menos o último que não cheguei ao final do livro pois quero ver com meus próprios olhos na telona do cinema (mesmo sabendo que vão distorcer muitas coisas, fazer o que). Depois de passar essa minha loucura por vampiros e lobisomens fiquei orfã do que ler. Li alguns livros mas sentia falta do ânimo que é devorar uma história e existirem continuações da mesma pra nossa imaginação não ficar perdida.

Já tinha ouvido falar bem do filme "Jogos Vorazes" mas achava que era coisa de criança-mongol e que eu não iria me interesar. Sabe filme baseados em algum desenho japonês? Sei lá porque, o trailler me dava essa impressão. Ainda bem que existem pessoas santas no Facebook para me fazerem mudar de ideia. Por indicação de uma galera, fui ver o tal do filme. Pertubei muito meu namorado e ele mesmo disse "você tá colocando muitas expectativas nesse filme". Sim, sim, sim! Oras, eu precisava preencher o vazio que Bella tinha deixado em mim hehe (não riam, é sério).

Graças a Deus minhas expectativas eram altas. E depois de ver o filme todinho, elas se tornaram maiores ainda! Fiquei completamente extasiada e apaixonada pela história. Que de boba e idiota não tem nada. Não vou contar a história de cada uma dos livros aqui porque se não perderia toda a graça. Mas vale a pena, se você tem preguiça de ler os livros (looser), que pelo menos vá ao cinema ver o primeiro filme da trilogia de "Jogos Vorazes". O filme nada se parece com Crepúsculo e afins. É muito maior do que isso. É maior que uma história de amor entre três adolescentes.

Vejo na história contada ao longo dos três livros uma crítica forte de como a sociedade pode ser retrada atualmente. O bem e o mal, lutando lado a lado sem saber quem está certo ou errado. Pobres que devem se submeter a condições horríveis para satisfazer um joguinho cruel da sociedade rica - "A Capital". Sociedade esta que luta de todos os modos para que a população que um dia não concordou em ceder, lembre-se sempre quem está no poder. Só que essa "Capital" esquece-se que sua fonte de sobrevivência provém dessas pobres pessoas que participam ano após ano de jogos cruéis dando mais que alimentação a eles, mas as vidas de suas crianças em troca.

Talvez eu esteja exagerando. Realmente não vivemos em tempos que um "big brother" de horror é montado e crianças indefesas participam com sua vida lutando para sairem de uma arena vivos. Mas não estamos em uma sociedade que o poder é concentrado nas mãos daqueles que só querem mais e mais? Que passam por cima de tudo e todos, da ética, da compaixão e das leis apenas visando o que bem entendem e querem? Além disso ainda há diversas reflexões que ficam no ar: até onde iríamos para salvar nossa própria vida? Mataríamos milhares em prol da vitórias de poucos? Temos mesmo que escolher apenas um lado - o bom ou o ruim?

Tanto Katniss, Peeta e Gale enfrentam esses dilemas enquanto correm para matar o presidente Snow.

O último livro da trilogia, na minha opnião, é o melhor de todos. É nele que descobrimos que as máscaras podem cair e a verdade de uma sociedade tão estabelecida desaparece quando os habitantes da mesma param e pensam em como são usados pelo poder.

É no livro "Esperança" que vários papéis se invertem e um final muito surpreendente da luta entre a"Capital" e os "Rebeldes" aparece. Com novos e antigos personagens que já conhecemos ao longo dos livros, mas que nesse último desepenham papéis que nem sempre parecem ser o que são.

"Que a sorte esteja a seu favor!"

Livro 1: Jogos Vorazes
Livro 2: Em Chamas
Livro 3: A Esperança
Todos eles são da autora Suzanne Collins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário